No dia 7 de abril, durante uma partida de futebol entre remo e Paysandu, um torcedor identificado como Paulo Alexandre Silva Dias, de 29 anos, foi morto por disparo de arma de fogo. Somente neste ano, Esta foi a terceira morte de um torcedor no Pará.
De acordo com a SEGUP, Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, o suspeito pela morte de Paulo foi identificado como Cristóvão Augusto Alcântara Evangelista, que é Sargento da Reserva da Polícia Militar. O homem se apresentou na delegacia no dia 9 de abril, 2 dias após o fato, e foi preso temporariamente.
A defesa do sargento nega a participação do PM e diz que seu cliente atirou 4 vezes para o alto para manter a sua integridade física. Por conta da violência, no dia 10 de abril a Polícia deflagrou a Operação Cartão Vermelho contra torcidas organizadas, no Pará.
Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em Belém e Região Metropolitana. De acordo com o balanço da Operação, 23 pessoas foram presas, suspeitas de homicídios, lesão corporal e fabricação de explosivos. Além das prisões, os policiais também apreenderam uma pistola e celulares.
Entre os presos, estão os suspeitos de envolvimento nas mortes de Thiago Aryan Silva e Silva e José Carlos Oliveira da Silva, cometidas por torcidas organizadas após um jogo entre Remo e Paysandu, no dia 4 de fevereiro deste ano.
A ação conta com um contingente de mais de 200 policiais e 50 viaturas, juntamente com a proibição de algumas torcidas organizadas durante jogos do Remo e Paysandu.
_____________________
Por Léo Soares
Contato: leonardo@newsic.com.br