Por Mai Moreira
José Francisco Ferreira Cruz, de 61 anos, foi assassinado a pauladas no dia 17 de outubro, no córrego Tibuna, na zona rural de Novo Cruzeiro, na região do Vale do Rio Doce, no estado de Minas Gerais.
Dois homens, de 57 e 24 anos, foram presos, suspeitos de atingir a vítima na cabeça com um pedaço de madeira.
De acordo com o boletim de ocorrência, o jovem de 24 anos alegou que o homem de 57 havia dito a ele que José queria matá-lo com golpes de foice e, horas mais tarde, ambos se encontraram com a vítima, na frente da casa do suspeito mais velho. Segundo o jovem, a vítima teria o agredido no peito com um pedaço de cimento.
Após a agressão, o jovem afirma ter caído e, ao se levantar, foi induzido pelo homem de 57 anos a atingir José na cabeça com um pedaço de madeira. O suspeito afirma que estava embriagado no momento do crime.
O homem de 57 anos foi localizado pela polícia e, em um primeiro momento, negou saber sobre o crime. Porém, após ser questionado sobre os fatos conhecidos, ele afirmou ter apenas boas intenções e, a fim de defender o jovem, o avisou da ameaça de José. Ele ainda relatou que a vítima foi até a sua casa para buscar um fumo emprestado.
Em depoimento à polícia, a esposa da vítima contou que o marido e o suspeito de 57 anos brigavam constantemente, e que o jovem de 24 anos e a vítima eram amigos e costumavam beber juntos. Além disso, a mulher também disse que o jovem aparenta possuir problemas mentais e tem deficiência visual.
Por haver indícios de que promoveu o encontro entre autor e vítima, o homem de 57 anos foi preso preventivamente, assim como o jovem de 24 anos.